Publications

Corrupção: Quem se Importa?

Monday, 9. March 2015

Corruption Who Cares? by Brian Lightowler‘Mensagem de esperança... a coragem para desafiar o corrupto’ Jeremy Pope, Transparência Internacional. ‘É possível que estejamos em um ponto de mudança na longa luta da humanidade contra a corrupção’ Davos Group, Fórum Econômico Mundial.

Quanto dinheiro ilícito, dinheiro cinza precisando de lavagem, está circulando pelo globo? Quanto dinheiro é pago em subornos no exterior a cada ano? Empresas podem exigir dedução fiscal pelo pagamento de subornos em países estrangeiros? Quanto lucram os barões das drogas a cada ano? Corrupção: Quem se importa?  responde a essas perguntas e muitas outras à medida em que revela o flagelo da corrupção que hoje ameaça a sociedade moderna. Porém, mais do que isso, é um livro de esperança. Ele mostra como governos, ONGs e cidadãos comuns estão respondendo e fazendo avanços em direção a um mundo construído nos padrões de integridade e honestidade. O livro introduz o leitor a:

- pessoas de negócios que veem corrupção em preto e branco, sem tons de cinza e estão prontas para pagar os custos de tal posicionamento;

- o ministro que lutou contra a corrupção frente a uma oposição feroz vinda de dentro de seu próprio partido;

- cidadãos comuns, que com coragem e eficiência fizeram campanha para acabar com a compra de votos em seus países;

- um empresário que devolveu centenas de milhares de dólares de impostos não pagos e iniciou uma investigação fiscal de todo o setor industrial.

O livro apresenta ao leitor um panorama que evidencia que integridade, transparência e honestidade são realisticamente alcançáveis. Não se trata de uma visão utópica distante.

‘Brian Lightowler fez a todos nós um grande favor, por ilustrar o alcance dos abusos e suas consequências, e também por salientar uma mensagem de esperança, por estabelecer exemplos de reformas conseguidas por aqueles com princípios e coragem para desafiar o corrupto. Sua mensagem? Juntos, nós conseguimos – e devemos – superar. Este livro é uma contribuição valiosa para esta finalidade’ Jeremy Pope, Diretor Executivo do Centro de Transparência Internacional para Inovação e Pesquisa.

Tradução por Natália Pascher

 

 

Publication
Year of publication2003
ISBN2-88037-507-7
Formatp/back
Shipping classpaperback/video
PublisherCaux Books
Number of pages128